quinta-feira, 7 de abril de 2011

Flash Report Março / 2011

No mês de março o Venture Dividend subiu 4,75% enquanto o Ibovespa se valorizou 1,79%. As ações que mais contribuíram positivamente para esse resultado foram Eletropaulo com +12,46%, AES tiete com +6,61% e Souza Cruz com +6,52%. A única contribuição negativa foi Vale que caiu 4,46%. Apesar do agravamento da situação nos países do oriente próximo (Líbia, Tunísia, Egito, Síria, etc...), do terremoto no Japão, da piora do risco de alguns países europeus com destaque para Portugal e da projeção mais alta para a nossa inflação, o mercado acionário brasileiro teve um mês positivo. Com a divulgação de praticamente todos os balanços, constatou-se o importante crescimento do lucro das empresas, o que efetivamente importa para a remuneração do acionista.
 
A Vale após publicar um resultado excepcional sofreu por parte do governo uma interferência na sua governança corporativa, o que determinou o seu desempenho negativo. Em principio, consideramos a situação muito grave, mas resolvemos aguardar mais informações para decidirmos se saímos ou não da empresa, visto que não investimos em empresas estatais.

 
Neste mês trocamos a nossa posição em Coelce por uma em Eletropaulo. Os principais motivos foram: em primeiro lugar o lucro por ação da Eletropaulo 33% maior, sendo que o preço por ação, que conseguimos na troca foi apenas 3% maior.
 
Em segundo, o fluxo de pagamento de dividendos, que nos permite receber R$ 5,23 por ação em abril contra R$ 4,27 por ação da Coelce, que somente será pago em dezembro.
 
Apesar da Coelce ser uma empresa com mais capacidade de crescimento, consideramos vantajosa a troca, principalmente, tendo em vista as renovações das concessões previstas para 2015.
 
A Telefônica de Espanha controladora da Telesp e da Vivo estabeleceu a relação de troca das ações da Vivo pelas da Telesp em 1,55, finalizando as normas de incorporação das duas empresas. Dessa maneira terminou também o risco societário. No começo do processo trocamos a nossa posição de ações preferenciais por ações ordinárias da Telesp a razão de 1,14. Estávamos perdendo 10% nos dividendos, masga nhamos 14% na troca e conseguimos nos proteger do eventual risco societário. Agora voltamos a nossa posição original em ações preferenciais pagando 2% a mais na troca, conseguindo dessa forma mais liquidez e 10% mais dividendos.

AES tiete e Transmissão Paulista divulgaram seus resultados, que só não foram absolutamente em linha com as nossas projeções, por mudanças nos custos de depreciação, e em função da aplicação do IFRS a seus balanços. Como as despesas de depreciação não impactam o caixa, o pagamento de dividendos não foram afetados permanecendo dentro nas nossas projeções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário